Matilde Jorge (277.ª) conquistou o primeiro ponto para a seleção nacional em Vilnius, na Lituânia, e colocou Portugal na frente do confronto desta terça-feira com a Letónia.
No arranque da participação no Grupo 1 da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, a segunda melhor tenista portuguesa da atualidade precisou de sofrer para celebrar, mas acabou por desenvencilhar-se de Beatrise Zeltina (988.ª do ranking WTA) e ao cabo de 2h29 venceu a número 36 mundial de juniores por 6-4, 3-6 e 7-5.
Com a vitória de Matilde Jorge, a seleção nacional entrou com o pé direito em Vilnius, para onde viajou com o primeiro objetivo de voltar a assegurar a manutenção nesta divisão.
Francisca Jorge (253.ª) foi a eleita da capitã Neuza Silva para o segundo singular do dia e terá a oportunidade de selar o confronto de Portugal com a Letónia caso derrote a favorita Darja Semenistaja (131.ª).