Jenson Brooksby (507.º) assinou este domingo o último de sete atos de uma epopeia para mais tarde recordar e sagrou-se campeão do ATP 250 de Houston. Foi quem sorriu numa final entre norte-americanos para se tornar o terceiro jogador da história com pior ranking a vencer um título ATP — o primeiro do seu historial.
O californiano, que tinha sido convidado para disputar a fase prévia, foi quebrando barreiras e, nesta noite, aproveitou a maré para sorrir uma vez mais diante do segundo cabeça de série Frances Tiafoe (17.º), ex-campeão e pela terceira vez consecutiva na final no Texas. Em menos de hora e meia, encerrou o debate em 6-4 e 6-2.
A campanha imaculada na terra batida de Houston faz de Jenson Brooksby o mais recente estreante — o sexto de 2025 — a juntar-se à lista de campeões, apenas horas depois do italiano Flavio Cobolli também ter festejado pela primeira vez a este nível, em Bucareste.
Jenson Brooksby, que havia sido suspenso depois de falhar três controlos de antidoping, vai deixar para trás uma posição que fez dele o terceiro menos bem cotado da história a conquistar um título ATP, e sobe 335 lugares já esta segunda-feira, rumo a 172.º do mundo — menos de dois anos depois de ter sido 33.º mundial.