Pouco mais de um ano depois de se ter apresentado com a conquista de Córdoba, Luciano Darderi (57.º) ampliou este domingo a vitrine de títulos no circuito máximo. Foi quem imperou numa batalha entre cabeças de série e completou um fim de semana perfeito para os italianos — já depois do compatriota Flavio Cobolli ter celebrado o título de estreia em Bucareste.
Sem se deixar intimidar pelo estatuto de primeiro pré-designado representado por Tallon Griekspoor (37.º), Darderi foi quem mais se evidenciou nos pequenos detalhes que resolveram a partida a seu favor, com dois recursos a tie-break, mas sem nunca ter enfrentado set points, para fechar a disputa com 7-6(3) e 7-6(4).
Aos 23 anos, Luciano Darderi continua sem saber o que é perder finais ao mais alto nível e volta a ter razões para sorrir em terra batida, depois de o ter feito no país que o viu nascer, em 2024. O jovem transalpino vai recuperar uma posição no lote dos 50 melhores do mundo — será 48.º ATP—, mas ainda longe do 32.º lugar por onde já passou.