Um dia depois de ter entrado como alternate para celebrar na estreia da fase de qualificação, Tiago Pereira (436.º) foi um passo mais longe e garantiu o apuramento para o quadro principal do Challenger de Barletta — pela primeira vez em provas da categoria fora de território português.
O jovem jogador algarvio, que esta segunda-feira conquistou um novo máximo no ranking, foi quem saiu por cima de uma intensa batalha disputada com o italiano Gianluca Cadenasso (453.º) e resolveu a questão em dois sets, graças aos 7-5, 6-7(3) e 6-4, assinados ao fim de quase três horas.
As oportunidades de fazer a diferença no primeiro capítulo foram raras, mas Pereira manteve a guarda para salvar um set point e mais tarde aproveitou uma breve lacuna para assumir o comando. Na segunda partida, três trocas de break fizeram jus à inconstância dos jogos de serviço e no tira teimas o português tremeu quando menos o poderia fazer.
Incapaz de concluir a missão em dois sets, Pereira apostou todas as fichas na derradeira partida, onde o arranque não poderia ter sido mais tenebroso. Dois breaks sofridos poderiam ter sentenciado as pretensões do algarvio, que se viu a perder por 1-4, mas evidenciou todo o fôlego e armas que tinha para virar vertiginosamente o rumo a seu favor e venceu todos os cinco jogos que restaram.
Tiago Pereira alcança o primeiro quadro principal em torneios Challenger disputados fora de Portugal — depois de no verão passado ter ficado à beira de o conseguir por duas ocasiões em Espanha — e ainda aguarda por conhecer um dos seis hipotéticos adversários para a primeira ronda na Apúlia.