A chuva adiou por sucessivas vezes o arranque da final masculina do Miami Open, mas Jakub Mensik (57.º) disse ‘presente’ no momento de mostrar o que valia. Foi ele quem se apoderou dos momentos cruciais de ambos os sets para adiar o ambicionado sonho de Novak Djokovic em conquistar o 100.º título da carreira no ATP Tour.
Tanto o primeiro como o segundo parcial seguiram caminhos idênticos e, se no primeiro os protagonistas fizeram uma troca de argumentos com um break para cada lado, no segundo as quebras de serviço foram inexistentes. Foi só nos dois tira teimas que Mensik se desenvencilhou para celebrar pelos pírricos 7-6(4) e 7-6(4).
Jakub Mensik, que já na temporada passada havia disputado uma final — perdida — no circuito principal, apresenta-se da melhor maneira possível à grelha de campeões, logo num Masters 1000. Com apenas 19 anos, o jovem talento checo vive o momento mais brilhante da carreira e vai subir 33 posições, rumo ao 24.º posto do ranking mundial.
Para Novak Djokovic, gorada ficou a oportunidade de se tornar o terceiro homem da história a alcançar 100 conquistas no ATP Tour, depois de Jimmy Connors (109) e Roger Federer (103). Ainda assim, o campeoníssimo sérvio despede-se da Flórida com muito bons sinais evidenciados e com a primeira final da nova temporada.