Gastão Elias (332.º) viu as portas abrirem-se para competir em Girona com o estatuto de alternate, mas o percurso foi curto e não se estendeu além da primeira ronda da fase de qualificação. A representação lusa na Catalunha fica a cargo de outros dois portugueses.
De regresso ao circuito secundário depois de três experiências nos ITF disputados no Algarve, Elias exibiu-se a bom nível diante do mais cotado Lukas Neumayer (209.º) e chegou a recuperar de um primeiro deslize, mas não teve o fôlego necessário para perseguir um outro desfecho e despediu-se por 6-4 e 6-4, ao cabo de cerca de hora e meia.
Encerrada a campanha na fase prévia do Challenger 100 de Girona — depois de sucessivos adiamentos devido às condições meteorológicas —, Gastão Elias não tem ainda certa a próxima paragem no circuito: ou compete no ITF M25 de Reus, onde é quinto mais bem cotado na lista de inscritos, ou no Challenger de Barletta, onde é um dos alternates para o quadro principal.
Ainda em Girona, Francisco Cabral abre esta quarta-feira a campanha nos pares ao lado de Bart Stevens, com quem defende o estatuto de segundo cabeça de série, enquanto Henrique Rocha espera por conhecer o nome do primeiro adversário — oriundo do qualifying — no quadro principal.