Henrique Rocha era o único nome com participação garantida no Challenger 100 de Girona, mas a sorte bateu à porta de outros dois compatriotas: Gastão Elias (332.º) aproveitou uma série de desistências para se juntar ao qualifying, enquanto Francisco Cabral vai atuar no quadro de pares.
De regresso ao circuito secundário depois de ter competido em três das seis semanas de ténis no Algarve, Gastão Elias abre a semana na Catalunha já esta segunda-feira, diante do segundo favorito Lukas Neumayer (209.º). Caso supere o obstáculo, pode sonhar com o quadro principal frente a Nicolas Alvarez Varona (304.º) ou Denis Yevseyev (258.º).
Quanto a Francisco Cabral, que inicialmente não constava na lista de participantes, inscreveu-se a tempo para unir forças ao neerlandês Bart Stevens. A dupla é segunda cabeça de série e inicia o percurso diante de Inigo Cervantes e Daniel Rincon.
Para Henrique Rocha, o nome do primeiro adversário não é ainda conhecido, uma vez que vai ser desafiado por um jogador oriundo da fase de qualificação.