Inês Murta voltou a ser convocada dois anos depois e vai representar Portugal na deslocação a Vilnius, na Lituânia, para o Grupo 1 da zona Europa-África da Billie Jean King Cup entre os dias 8 e 12 de abril. Francisca Jorge, Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk completam a convocatória da capitã Neuza Silva.
Aos 27 anos, a algarvia regressou no início do ano à competição depois de uma ausência de 13 meses por causa de uma lesão no ombro direito e precisa de mais um ponto para assegurar o regresso ao ranking WTA, no qual chegou a ocupar o 546.º lugar em fevereiro de 2017.
Esta sexta-feira, Murta apurou-se para a final de pares do ITF W15 de Sharm El Sheikh, no Egito, onde ao lado da alemã Franziska Sziedat tentará conquistar o 17.º título da carreira na variante e o primeiro desde dezembro de 2023, em Valência.
Francisca Jorge (254.ª), Matilde Jorge (286.ª) e Angelina Voloshchuk (771.ª) continuam a compor o top 3 nacional, sendo que em pares as duas irmãs vimaranenses continuam próximas de chegar ao top 100 pela primeira vez (são, respetivamente, 107.ª e 115.ª na atualização desta semana).
Na quinta-feira, Portugal ficou a saber que discutirá a Pool D com Áustria, Letónia e Croácia. Esta é a primeira fase do Grupo 1, que termina com os play-offs que determinam a promoção e a relegação. Se terminar em primeiro ou segundo lugar, a seleção nacional terá a manutenção assegurada e lutará pela subida de divisão; em terceiro ficará com a permanência garantida, em quarto terá de evitar a descida no play-off de relegação.