Jaime Faria (87.º) precisou de suar muito para voltar a ter razões para celebrar no Chile e agarrou na noite desta quarta-feira o bilhete para os segundos quartos de final consecutivos no circuito principal. Para isso, o número dois nacional saiu por cima de uma frenética batalha com o qualifier brasileiro Gustavo Heide (160.º), resolvida por 6-7(2), 7-6(5) e 6-4 ao fim de quase três horas.
Nenhum dos lados vacilou nos primeiros jogos de serviço e Faria até foi o primeiro a lançar o perigo, mas Heide fechou a porta a sete chaves e negou todas as quatro oportunidades de break que pautaram o primeiro set. Na ida a tira teimas, o brasileiro foi quem menos errou e aproveitou a frecha para assumir o leme.
O natural de São Paulo entrou na segunda partida com fome de causar mais estragos, só que Faria manteve a ficha ligada e salvou uma oportunidade de break madrugadora que poderia comprometer as suas aspirações. Numa fase mais adiantada, acusou a pressão no momento de restabelecer a igualdade no marcador e desperdiçou quatro set points, mas momentos depois já esteve mais inspirado para deixar de se sentir ‘entre a espada e a parede’ e relançou-se no encontro.
Faria apresentou-se no terceiro capítulo de ar renovado e até voltou a enfrentar provações para agitar com o equilíbrio, antes de finalmente fazer a diferença com o primeiro break do encontro para o seu lado — apenas à 14.ª tentativa. Heide mantinha uma réstia de esperança que tomou a forma de três chances de recuperar da quebra, mas Faria impôs-se em todos esses momentos-chave para a seguir cerrar o punho.
O jovem jogador português está a viver uma quinzena na América do Sul para mais tarde recordar e se há poucos dias atingiu os primeiros quartos de final no circuito máximo no Rio de Janeiro, agora repete a proeza em Santiago, onde tem as portas abertas para se poder tornar o sétimo do país a disputar meias-finais ATP.
E não há muito tempo para repousar do desgaste, até porque Jaime Faria já tem nome para o duelo que pode prolongar o seu estado de graça em terras sul-americanas. Agenda embate para esta sexta-feira com o sérvio Laslo Djere (103.º e ex-top 30), que se encarregou de bater o quarto cabeça de série Pedro Martinez (36.º) de forma autoritária.