FARO — De manhã a chuva, à noite a falta de luz. A primeira jornada do Faro Open dedicada ao quadro principal de singulares foi prejudicada pelas condições meteorológicas e terminou com uma derrota de Francisco Rocha, o primeiro português a ir a jogo no ITF M25 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, até 3 de março, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
Depois de uma longa espera, Francisco Rocha (771.º) foi o primeiro representante luso a ir a jogo no quadro principal e esteve muito perto de igualar o duelo com o austríaco Sandro Kopp (331.º) para adiar a conclusão até quarta-feira devido à falta de luz natural.
Só que, após resistir a uma reta final com seis quebras de serviço consecutivas (Kopp serviu para a vitória a 5-4 e 6-5), Francisco Rocha não aproveitou nenhum dos três set points consecutivos no tie-break e cedeu por 6-3 e 7-6(1) no embate que encerrou a jornada, já perto das 19 horas.
Os embates entre Gabi Adrian Boitan-Quinn Vandecasteele (6-0, 0-4) e Tomas Curras Abasolo-Philip Hjorth (1-6, 6-4) ficaram por concluir, enquanto o do algarvio Tomás Luís com o finlandês Eero Vasa foi o único dos oito inicialmente agendados para este dia a nem sequer começar.
Quem conseguiu seguir em frente foi o primeiro cabeça de série, Maks Kasnikowski. A disputar um torneio ITF pela primeira vez esta época, o polaco (224.º) que em 2024 conquistou os dois primeiros títulos Challenger da carreira, um deles no Jamor, despachou o japonês Ryotaro Taguchi (575.º) em menos de hora e meia, com os parciais de 6-1 e 6-3.
A ele juntaram-se o britânico Harry Wendelken (6-2 e 6-4 contra Benjamin Hannestad) e o brasileiro João Eduardo Schiessl (3-6, 6-3 e 6-4 a Anthony Genov).
Os restantes apurados para a segunda ronda serão conhecidos numa super quarta-feira com 12 encontros de singulares, seis deles com tenistas portugueses: para além de Luís, também irão a jogo Frederico Silva, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Diogo Marques e João Graça.
A comitiva lusa ficou mais pequena com a desistência de Gastão Elias. Dois dias depois de regressar aos títulos em Vila Real de Santo António, o jogador de 34 anos desistiu, com uma lesão no cotovelo direito, e foi substituído pelo espanhol Andres Fernandez Canovas.