Objetivo cumprido: Gastão Elias (378.º) completou com sucesso um domingo duplo em Vila Real de Santo António e conquistou o 17.º título da carreira, mas primeiro desde abril de 2022.
Poucas horas depois de consumar a reviravolta sobre o compatriota Frederico Silva, o tenista de 34 anos — é o mais velho entre os portugueses em atividade — superou o britânico Ryan Peniston (440.º) por arrasadores 6-2 e 6-1 após 1h25.
A final deste domingo foi a primeira para Elias desde que terminou o primeiro Indoor Oeiras Open de janeiro de 2024 como vice-campeão. O jejum de títulos prolongava-se desde que, no mesmo Complexo de Ténis do Jamor, mas em abril de 2022 e sobre terra batida, fez história ao vencer dois torneios Challenger consecutivos.
Com a semana dourada em Vila Real de Santo António, o tenista da Lourinhã ergueu o 17.º título da carreira, sétimo no circuito ITF — os restantes aconteceram em provas Challenger, sendo ele o recordista nacional de títulos (10) e finais (23). Quando os pontos forem contabilizados, já em março, deverá subir entre 30 a 40 posições no ranking para se voltar a aproximar do top 300.