Setúbal Junior Open vai voltar a coroar um campeão português

Rodrigo Cruz, João Morgado, João Luís Silva e Vicente Couto compõem as meias-finais 100% portuguesas do Setúbal Junior Open, que pela segunda vez em duas edições terá um campeão “da casa”. No torneio feminino a representação nacional terminou, mas em pares as duas decisões deste ITF J30 organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal contam com jogadores lusos entre os protagonistas.

À entrada para a jornada desta sexta-feira sabia-se que pelo menos um dos semifinalistas do quadro masculino seria português, mas o desfecho acabou por ser totalmente sorridente e ficou desde logo garantida a sucessão a Gonçalo Castro na lista de campeões do torneio — o primeiro do circuito mundial de sub 18 a acontecer no país em 2025.

Tal como nos dois dias anteriores, Rodrigo Cruz teve de recuperar de um set de atraso para se agarrar ao estatuto de primeiro cabeça de série e prolongar a participação, desta vez ao vencer o italiano Noah Canonico por 2-6, 6-0 e 6-2.

O acesso à final será discutido com o compatriota João Morgado (quinto candidato ao título), que teve menos trabalho frente ao sueco Joel Hansson (terceiro) e triunfou por claros 6-3 e 6-0.

Na metade inferior do quadro, Vicente Couto (nono) resistiu ao braço de ferro com Rodrigo Leal e eliminou o segundo jogador mais cotado da prova com os parciais de 6-7(5), 6-1 e 7-5.

A recuperação no encontro que assegurava um semifinalista “da casa” permitiu-lhe marcar encontro com João Luís Silva, o quarto candidato, que passou pelo argentino Augusto Pardo Cano (sexto) com 7-6(3) e 6-1.

No quadro feminino foram eliminadas as duas jogadoras que seguravam a bandeira portuguesa: Francisca Laúndes, terceira cabeça de série e atual campeã nacional de sub 18, perdeu por 6-2, 3-6 e 6-4 com a chinesa Hanyng Wu, oitava favorita; e Matilde Novais cedeu por 7-6(6) e 6-4 perante a espanhola Valentina Carreras Medina.

As duas estiveram frente a frente nos pares e Laúndes, com Mariana Cunha, levou a melhor por 6-4 e 7-5 contra Novais, ao lado de Diana Fernandes, rumo à final, que será discutida com as britânicas Sophie Munks e Amalia Widdowson.

A discussão masculina também terá um protagonista português: João Morgado, que ao lado de Joel Hansson passou por Nadir Mirza e Thomas Piot, do Paquistão e de França, com os parciais de 7-6(1) e 6-4. Os derradeiros adversários serão os canadianos Antoine Clavel e Samuel Pelletier, responsáveis pelo afastamento de Rodrigo Duarte e o brasileiro Giovanni Souza com 7-6(0) e 6-3.

A jornada de sábado arranca às 10h com as meias-finais de singulares femininas, seguidas das masculinas. Para a parte da tarde, nunca antes das 14h30, estão agendadas as duas finais de pares.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.