João Luís Silva e João Morgado venceram as meias-finais portuguesas e vão discutir o título do Setúbal Junior Open, o primeiro torneio do circuito mundial de juniores a realizar-se em Portugal em 2025. Este sábado, Morgado já conquistou o título de pares, enquanto Francisca Laúndes e Mariana Cunha terminaram como vice-campeãs.
O primeiro a seguir para a decisão foi João Luís Silva, que confirmou o favoritismo sobre Vicente Couto para vencer por 6-1 e 6-4. Pouco depois, João Morgado surpreendeu o cabeça de cartaz Rodrigo Cruz com os parciais de 6-4 e 7-6(3) para completar o alinhamento.
Ambos os portugueses têm 17 anos. Mas se Silva procura o primeiro título no circuito júnior, Morgado — que enquanto sub 16 brilhou no Masters da Tennis Europe de 2023 ao terminar na sexta posição — já ergueu um no Porto, em 2024, mas em terra batida.
A final do Setúbal Junior Open está marcada para as 10h30 e dará a conhecer o sucesso de Gonçalo Castro, campeão da edição inaugural.
Já o título feminino será discutido à mesma hora entre a qualifier egípcia Jian Ibrahim (6-2, 3-6 e 6-3 sobre Valentina Carreras Medina) e a espanhola Irene Serrano Maestre (6-3 e 6-3 perante Hanying Wu).
João Morgado procura a “dobradinha”, uma vez que este sábado já conquistou o título de pares: ao lado do sueco Joel Hansson, o jovem português triunfou com os parciais de 6-3 e 6-4 sobre os canadianos Antoine Clavel e Samuel Pelletier.
Francisca Laúndes e Mariana Cunha também lutaram pelo título, mas cederam (6-1 e 6-2) perante as britânicas Sophie Munks e Amalia Widdowson na final feminina.