O torneio internacional em atividade há mais tempo no nosso país está de volta: entre 23 de fevereiro e 2 de março, o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis, mais um Faro Open, torneio da categoria ITF M25 que está dotado de 30.000 euros em prémios monetários e é pontuável para o ranking ATP desde 1994.
A última edição do Faro Open foi ganha por Jaime Faria, que esta semana assegurou a estreia no top 100 do ranking ATP. Entre o elenco de 2025 estarão jogadores como Frederico Silva e Gastão Elias, que ainda este domingo completam a meia-final interrompida na véspera em Vila Real de Santo António, onde o caldense persegue o segundo título em duas semanas e o lourinhanense tenta discutir o primeiro troféu do ano.
Os dois internacionais portugueses estão assegurados no quadro principal, tal como Pedro Araújo (393.º) e o algarvio Tiago Pereira (504.º), mas este domingo o foco estará no arranque do qualifying, este ano com 10 portugueses entre os participantes.
João Graça (1632.º ATP), Daniel Batista (1738º), Guilherme Valdoleiros (2064.º) e Hugo Maia (ex-1496.º) são os melhores classificados entre a comitiva lusa que procura as oito vagas de apuramento para o quadro principal, mas nenhum deles faz parte da lista de cabeças de série. Freddie Healey, João Barreto e os wild cards Gonçalo Castro, Salvador Monteiro, Francisco Guimarães e Rodrigo Ferro Duarte completam o grupo de representantes portugueses nesta fase.
Os primeiros encontros do Faro Open 2025 realizam-se às 10 horas deste domingo, o primeiro de oito dias com entrada gratuita no Centro de Ténis e Padel de Faro.