Jaime Faria defende quatro títulos no Algarve com quartos de final no Rio de Janeiro

Há exatamente um ano, Jaime Faria precisou de assinar 20 vitórias consecutivas para conquistar quatro torneios ITF M25 que se traduziram em 100 pontos ATP. Esta semana, as duas vitórias no quadro principal do ATP 500 do Rio de Janeiro e consequente apuramento para os quartos de final permitiram-lhe defender esses pontos, que começarão a ser descontados precisamente na próxima atualização do ranking.

O tenista português conquistou 25 pontos por cada título ganho em Vila Real de Santo António, Faro, Quinta do Lago e Vale do Lobo — um feito histórico que fez dele o primeiro tenista português a conquistar quatro torneios pontuáveis para o ranking em quatro semanas seguidas.

Esses pontos começaram a ser defendidos precisamente nesta semana, mas por causa da explosão que se seguiu — com destaque para os dois títulos Challenger e, mais recentemente, a vitória no quadro principal do Australia Open — já não teriam um impacto dramático na classificação de Faria (continuaria no top 150 mesmo se não pontuasse durante um mês).

Assim, ao conquistar mais 100 numa só semana (na verdade já são 113, porque também pontuou no qualifying), o efeito será, logicamente, o contrário: está garantida a entrada no top 100 ATP e até no top 90, fazendo dele o sétimo português com melhor classificação de sempre no circuito masculino.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share