Setúbal Junior Open com sete portugueses nos quartos de final e pelo menos um semifinalista

O Setúbal Junior Open terá pelo menos um jogador português nas meias-finais do quadro principal masculino, onde cinco jogadores “da casa” mantiveram acesa a discussão do título com o apuramento para os quartos de final. O mesmo foi feito por duas atletas na prova feminina deste ITF J30 que o Clube de Ténis de Setúbal promove até domingo (23 de fevereiro).

Rodrigo Cruz, João Morgado, João Luís Silva, Vicente Couto e Rodrigo Leal são os portugueses apurados para os quartos de final e os últimos dois vão defrontar-se esta sexta-feira, estando por isso assegurada a presença de pelo menos um deles no “top 4” do torneio.

Cruz voltou a precisar de três sets para confirmar o estatuto de primeiro cabeça de série, mas resistiu ao russo Ivan Matveev com os parciais de 1-6, 7-5 e 6-0 para somar o segundo triunfo na competição e marcar encontro com o italiano Noah Canonico (eliminou Martim Bernardo por 6-0 e 6-3).

Na mesma metade do quadro, Morgado também teve de anular uma desvantagem para seguir em frente: 4-6, 6-0 e 7-6(4) foram os números da vitória sobre o espanhol Nicolas Bellas para chegar aos quartos de final. Joel Hansson, da Suécia e terceiro favorito, será o próximo adversário do jovem que em 2023 terminou o Masters de Sub-16 da Tennis Europe em sexto lugar.

É na parte de baixo do quadro que está assegurado um semifinalista luso e com uma só vitória até pode ficar assegurado um finalista. Isto porque João Luís Silva (quarto pré-designado) venceu Nacho Cepeda Martinez por 6-3 e 6-2 para se juntar a Augusto Pardo Cano e, caso supere este desafio, defrontará o vencedor do embate entre os dois compatriotas que também triunfaram em duelos ibéricos.

Vicente Couto passou por Carlos Melgosa com 6-4 e 6-3, já Rodrigo Leal — o segundo jogador mais cotado do torneio — venceu Agustin Siancha Borlenghi por 6-3 e 7-6(1).

Nos pares, o torneio masculino está mais atraso e ainda tem por disputar os quartos de final, ronda que conta com Duarte Lima Sanches/Tomás Saraiva, Rodrigo Duarte (ao lado do brasileiro Giovanni Souza) e João Morgado (com o sueco Joel Hansson) entre os protagonistas.

Francisca Laúndes e Matilde Novais seguram a bandeira nacional no quadro de singulares femininos e só podem cruzar-se na final.

Campeã nacional de sub 18, Laúndes resistiu ao braço de ferro com a espanhola Alexia Paula Bastos-Sousa Betanzos para vencer por equilibrados 6-2, 4-6 e 7-6(1), tendo como próxima adversária Hanying Wu. A chinesa terminou com a campanha de Madalena Matias ao triunfar por 6-1, 4-6 e 6-4.

O triunfo de Novais foi mais relaxado (6-2 e 6-2 sobre a britânica Sofia Tatu) e permitiu-lhe juntar-se à espanhola Valentina Carreras Medina, responsável pela eliminação de Gabriela Amorim com os parciais de 6-3 e 6-4.

E se em singulares masculinos sabe-se que haverá pelo menos um semifinalista “da casa”, em pares femininos é certo que uma dupla portuguesa estará envolvida na luta pelo título, com Diana Fernandes e Matilde Novais a terem encontro agendado com Mariana Cunha e Francisca Laúndes numa das meias-finais agendadas para esta sexta-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share