Rodrigo Cruz, Rodrigo Leal, Vicente Couto, Francisca Laúndes, Amália Suciu, Matilde Novais e Mariana Cunha apuraram-se, no decorrer desta terça-feira, para os oitavos de final do Setúbal Junior Open. A segunda edição do ITF J30 organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal e pontuável para o ranking mundial de sub 18 decorre até domingo.
Numa jornada marcada pela chuva, que impediu a realização dos primeiros encontros de pares, foram sete os jogadores portugueses que avançaram para a terceira ronda da competição de singulares. A eles tentarão juntar-se mais 10 na quarta-feira.
Primeiro cabeça de série do torneio masculino, Rodrigo Cruz precisou de recuperar de um set de desvantagem para resolver o duelo ibérico frente a Cesar Loeches Llamas com os parciais de 6-7(4), 6-0 e 6-1. Menos trabalhao teve Rodrigo Leal, segundo favorito, que na metade oposta do quadro iniciou a campanha com um tranquilo triunfo (6-3 e 6-0) sobre o sueco William Repakis.
Vicente Couto, filho do ex-internacional português Emanuel Couto e nono cabeça de série da prova, também confirmou o favoritismo ao passar pelo canadiano Antoine Clavel com os parciais de 6-4 e 6-2.
O dia foi menos sorridente para Gustavo Oliveira e Tomás Vilaça, mas na quarta-feira Martim Bernardo, José Rodrigues, Diogo Serafim, João Morgado, Tomás Tocha e João Luís Silva terão a oportunidade de aumentar a comitiva portuguesa apurada para os oitavos de final.
No quadro feminino, a campeã nacional do escalão, Francisca Laúndes, não perdeu tempo na estreia e passou pela compatriota Mariana Franca com os parciais de 6-1 e 6-0 para confirmar o estatuto de terceira pré-designada.
Matilde Novais também foi bem-sucedida num duelo luso ao vencer Victoria Luo Freitas, 12.ª favorita, por 6-2 e 6-1, enquanto Amália Suciu, 15.ª pré-designada, passou pela britânica Jiselle Okoye com 6-2 e 6-3. A elas juntou-se ainda Mariana Cunha, que liderava por 5-2 quando a neozelandesa Jaimee Collinson desistiu lesionada.
Para trás ficaram Analu Freitas (quinta candidata ao título) e Carolina Correia (16.ª), ambas derrotadas nas respetivas estreias. Na quarta-feira, Kika Lima, Diana Fernandes, Teresa Poppe e Madalena Fernandes terão a oportunidade de lutar pelos últimos bilhetes para os oitavos de final.