Jaime Faria nunca mais vai esquecer esta semana no Rio de Janeiro: depois de ser repescado como lucky loser, o tenista português de apenas 21 anos escreveu um dos capítulos mais dourados da carreira ao selar a estreia no top 100 do ranking com o apuramento para a segunda ronda do ATP 500 brasileiro.
6-2 e 7-5 foram os parciais da histórica vitória contra o qualifier chileno Tomas Barrios Vera (139.º), resultado suficiente para fazer dele o oitavo português a chegar à elite do circuito masculino.
Aos 21 anos, 6 meses e 12 dias, Jaime Faria vai tornar-se no segundo português mais novo a inscrever o nome no top 100, ele que há exatamente um ano estava à porta do top 400 e a jogar torneios ITF (o escalão mais baixo do circuito profissional) no Algarve.
Derrotado na última ronda do qualifying, o número dois nacional foi chamado para ocupar o lugar do italiano Lorenzo Musetti e aproveitou a segunda oportunidade da melhor forma, voltando a subir o nível para celebrar pela segunda vez no torneio carioca e abrilhantar ainda mais a estreia em torneios da categoria ATP 500.
Com o top 100 já assegurado e um lugar nos primeiros quartos de final ATP da carreira em jogo, Jaime Faria discutirá a segunda ronda com Jaume Munar. O espanhol está no 55.º lugar do ranking e é um dos jogadores em melhor forma desde o começo da época.
Última atualização às 00h32.