O Algarve é, cada vez mais, sinónimo de boas memórias para Frederico Silva, que este domingo levou a melhor numa final de proporções épicas para conquistar o primeiro título da temporada e 20.º da carreira no circuito mundial no 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, no Algarve.
A disputar um torneio ITF pela primeira vez esta época, o português de 29 anos (número 288 mundial) colocou a cereja no topo do bolo ao derrotar o austríaco Sandro Kopp (352.º) por 4-6, 6-1 e 7-6(12) em 3h24 depois de anular seis match points.
Obrigado a uma recuperação pelo terceiro dia consecutivo, Silva foi o jogador em maiores dificuldades antes da chegada ao tie-break: primeiro precisou de anular dois pontos de break quando serviu a 3-4, mas sobretudo outros dois — que se traduziram em match points — ao 5-6. A partir daí, a final ganhou contornos dramáticos e foi resolvida num “tira-teimas” de cortar o fôlego que superou a meia-hora de duração. O português até foi o primeiro a chegar ao match point (6-5), mas só ao quarto consumou a vitória e pelo meio teve de anular mais quatro favoráveis a Kopp (6-7, 8-9, 10-11 e 11-12).
A um mês de celebrar o 30.º aniversário, Frederico Silva ergueu o 20.º título da carreira em 41 finais discutidas, dando continuidade aos três (em cinco decisões) ganhos na reta final da temporada transata. Todas as conquistas aconteceram no circuito ITF, mas o jogador das Caldas da Rainha já discutiu quatro finais Challenger.