Depois de Jaime Faria em singulares, também Francisco Cabral entrou a ganhar em pares no ATP 500 do Rio de Janeiro para inscrever o nome na última ronda do qualifying do maior torneio da América do Sul.
A competir com o neerlandês Jean-Julien Rojer pela segunda semana consecutiva, o especialista português voltou a celebrar e novamente frente aos bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, que já tinha derrotado rumo aos quartos de final do ATP 250 de Buenos Aires, desta vez com os parciais de 6-2 e 6-1 em apenas 57 minutos.
O apuramento para o quadro principal será discutido na noite deste domingo com os brasileiros Gustavo Heide e Marcelo Zormann, responsáveis pela eliminação dos segundos cabeças de série, o norte-americano Ryan Seggerman (80.º) e o australiano John-Patrick Smith (75.º).
Esta é a terceira participação de Francisco Cabral no ATP 500 do Rio de Janeiro. Há um ano, o português de 27 anos foi travado no match tie-break da primeira ronda ao lado de Henry Patten, mas em 2022 celebrou duas vitórias com Horacio Zeballos e só foi travado nas meias-finais.