Jannik Sinner aceita três meses de suspensão imediata por “negligência na equipa”

O italiano Jannik Sinner e a Agência Mundial de Antidoping acordaram uma suspensão imediata de três meses que colocará fim ao caso do número um mundial na sequência dos dois controlos anti-doping em que acusou positivo e que deram origem a uma suspensão-silêncio no decorrer de 2024.

Sinner acusou a presença de clostebol num controlo anti-doping realizado a 10 de março do último ano e voltou a acusar positivo dias depois, mas só foi notificado dos resultados de ambos os testes em abril. Ao contrário do que acontece habitualmente, todo o caso foi mantido em segredo e Sinner cumpriu duas suspensões provisórias sem que fossem tornadas públicas. A primeira nos dias 4 e 5 de abril, depois de vencer o ATP Masters 1000 de Miami, e a segunda nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 do mesmo mês, já com o ATP Masters 1000 de Madrid a decorrer. O italiano recorreu de ambas as suspensões para um tribunal e conseguiu provar que foi contaminado e que não teve intenção de se dopar, argumentos que foram aceites.

Todo o processo esteve envolvido em secretismo até que dois comunicados — um divulgado pelo tenista italiano, outro pela Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA) — o tornaram público em agosto.

No entanto, a Agência Mundial de Antidoping recorreu da decisão da Agência Internacional de Integridade no Ténis (ITIA) por entender que a punição não era suficiente, pois mesmo reconhecendo que Sinner não teve a intenção de se dopar queria que o italiano fosse penalizado pela negligência na sua equipa, e este sábado foi anunciado um acordo para uma nova suspensão

Serão três meses, de 9 de fevereiro a 4 de maio, que deixarão o líder do ranking mundial de fora do ATP 500 de Doha e dos ATP Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Madrid. Durante este período só perderá 1.600 pontos e não ficará com o estatuto de número um mundial em risco. O regresso acontecerá a tempo do ATP Masters 1000 de Roma, antes de Roland-Garros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share