Gastão Elias (356.º) não conseguiu gerir a liderança no frente a frente entre dois dos cabeças de série do 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António e eliminou a oportunidade de regressar este fim de semana a uma final ITF sensivelmente quatro anos depois. Frederico Silva é a última esperança portuguesa e luta esta tarde pelo acesso ao domingo das decisões.
Frente ao austríaco Sandro Kopp (352.º), o jogador natural da Lourinhã ainda tremeu para levar o primeiro capítulo a seu favor, mas fê-lo à quarta oportunidade. O adversário ripostou sem demoras e fez a diferença numa segunda partida resolvida nos detalhes, antes de extinguir por completo as aspirações de Elias num terceiro set em que venceu nos dois últimos jogos de serviço do português, para celebrar por 4-6, 6-4 e 6-3.
Datando de fevereiro de 2021 o sexto e mais recente título ITF na penúltima final que disputou, Gastão Elias pode já nesta próxima semana repetir presença no encontro das decisões, já que é um dos portugueses inscrito para mais uma semana de competição na cidade raiana.
Ainda antes disso, Frederico Silva regressa este sábado à ação para perseguir o passaporte para a final do primeiro de dois torneios a serem jogados no piso rápido de Vila Real de Santo António. O jogador das Caldas da Rainha discute o lugar com o romeno Cezar Cretu (327.º) que, tal como ele, era um dos mais fortes nomes na lista de inscritos.