Gastão Elias levou a melhor no encontro de luxo com Martin Klizan e apurou-se para as meias-finais do 5.º Open Internacional de Vila Real de Santo António, as primeiras desde janeiro de 2024.
Num frente a frente entre dois jogadores que já pertenceram à elite do ténis, o português de 34 anos (57.º ATP em 2016, atual 356.º) venceu o eslovaco de 35 anos (24.º há 10 anos, atual 304.º) em duas partidas, com os parciais de 6-1 e 7-5.
Depois de um primeiro set de sentido único, Elias também assinou a primeira quebra de serviço do segundo e chegou a liderar por 3-1 e 4-2, mas sofreu o contra-break que o obrigou a trabalhos extra antes de celebrar pela terceira vez esta semana.
As meias-finais em Vila Real de Santo António são as primeiras de Gastão Elias desde a quinzena com que abriu 2024 no Jamor, onde foi finalista e semifinalista de dois torneios Challenger. Há um ano, o tenista português também “baixou” ao circuito ITF para procurar pontos importantes, mas acabou travado nos quartos de final do ITF M25 da Quinta do Lago e depois regressou ao circuito secundário.
No sábado, discutirá o apuramento para a final do torneio algarvio — o primeiro de seis consecutivos na região — com o austríaco Sandro Kopp (352.º), sétimo cabeça de série.