Um dia depois do falso alarme resultante da vitória na estreia, Diego Schwartzman (386.º) não conseguiu ir mais além no ATP 250 de Buenos Aires e deu por completa a jornada no circuito mundial. Aos 32 anos, o argentino despediu-se diante do seu público numa tarde em que poucos puderam conter as lágrimas de emoção na capital argentina.
Sem armas para impedir os parciais de 6-2 e 6-2 selados pelo espanhol Pedro Martinez (41.º), Schwartzman saiu de cena ao fim de pouco mais de uma hora. Momentos antes de executar a última pancada da carreira, foi alvo de uma longa ovação movida por cânticos dos fãs, em reconhecimento pelo legado que deixou, com quatro títulos ATP conquistados e a passagem pela oitava posição mundial.
“No futuro poderei dizer se a decisão de me retirar agora foi a mais certa ou não. Mas sempre quis ser competitivo dentro de court e de outra forma este desporto nunca me divertiu. E foi por isso que chegou a decisão de procurar outros horizontes”, comentou ‘El Peque’ na derradeira conferência de imprensa enquanto jogador profissional.