Numa jornada recheada de ação nos campos de piso rápido (para contrastar com uma terça-feira cancelada devido à chuva), Pedro Araújo (394.º) foi um dos últimos a atuar e garantiu a presença de pelo menos um português nos quartos de final. Também houve tempo para João Graça (1630.º) celebrar ao sair por cima de um duelo português e seguir caminho no 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António.
Um ano depois de ter alcançado as meias-finais num dos dois torneios disputados na cidade raiana, Pedro Araújo não se viu atarefado para dar o primeiro passo e ao fim de 72 minutos completou uma exibição quase perfeita para bater o vizinho espanhol Mikel Martinez, com uns esclarecedores 6-2 e 6-0.
Esta vitória do lisboeta assegura representação lusa nos quartos de final da prova, uma vez que o patamar que se segue coloca-o num frente a frente com Frederico Silva (288.º), segundo dos cabeças de série e um dos outros quatro portugueses que já tinham carimbado o bilhete para a fase seguinte no decorrer desta jornada.
Já se sabia que o lote de jogadores lusos na segunda eliminatória iria sofrer um derradeiro aumento para seis integrantes, e coube a João Graça essa honra. A fazer valer o convite recebido, o atleta de 24 anos foi quem levou a melhor de um embate estendido a quase duas horas e meia frente a Guilherme Valdoleiros (2062.º) — que havia furado a fase de qualificação—, por 6-3, 1-6 e 6-4.