A defender a posição de sexta maior favorita ao título esta semana, Francisca Jorge (253.ª) deu esta terça-feira o primeiro passo na direção certa e apurou-se para os oitavos de final do W50 de Birmingham. A número um nacional nunca teve o resultado ameaçado e despachou a tarefa frente a Tiantsoa Rajaonah (349.ª), por 6-4 e 6-1.
Embora a primeira chance de fazer a diferença tenha pendido para o lado da francesa, Jorge fechou-lhe o caminho e foi logo a seguir que quebrou não por uma, mas por duas ocasiões o serviço da adversária. Rajaonah ainda ripostou com um break que atenuou a diferença, só que a vimaranense não se deixou abalar, ao consumar o primeiro capítulo apenas à quinta oportunidade.
Na segunda metade da partida, a janela abriu-se nos momentos iniciais, tendo a atleta lusa assinalado o break que a colocou na liderança logo a abrir. A margem dilatou-se mais tarde, com uma nova quebra de serviço que direcionou Jorge no trilho do triunfo que se viria a confirmar pouco mais tarde.
Francisca Jorge, que está pela primeira vez nesta temporada a competir fora de território nacional, deixa bons indícios na chegada a solo britânico e agenda um embate com a finlandesa Anastasia Kulikova (380.ª) ou a sérvia Aleksandra Krunic (288.ª), com o bilhete para os quartos de final em jogo.
Para além da expedição nos singulares, Francisca Jorge une-se também esta semana ao lado da irmã Matilde Jorge, com quem defende a condição de primeira favorita no quadro de pares. Para a mais jovem das jogadoras de Guimarães, a estreia a título singular acontece esta quarta-feira, diante da local Ella McDonald (395.ª).