Henrique Rocha só precisou de 80 minutos para confirmar o estatuto de quarto cabeça de série e inscrever o nome na segunda ronda do Challenger 75 de Tenefire, nas Ilhas Canárias.
Três dias depois de ter conquistado o ponto decisivo da eliminatória da Taça Davis entre Portugal e Mónaco, o número três nacional (162.º classificado no ranking ATP) passou pelo qualifier alemão Christoph Negritu (325.º) com os parciais de 6-4 e 6-1.
O tenista português de 20 anos foi rápido a assinar a primeira quebra de serviço do encontro (logo ao 2-1), mas perdeu de imediato o break de vantagem e foi forçado a um esforço extra na reta final da primeira partida. Depois de anular três pontos de break ao 4-4, Rocha voltou a pressionar o golpe de saída de Negritu para arrecadar o parcial e a partir daí já não olhou para trás, elevando significativamente o aproveitamento da pancada de serviço para assinar um segundo set tranquilo.
Na segunda ronda, Henrique Rocha medirá forças com o vencedor do encontro entre o italiano Francesco Maestrelli (243.º) e o lituano Edas Butvilas (249.º).