Angelina Voloshchuk a um triunfo do terceiro título no Masters 

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – O Masters da Federação Portuguesa de Ténis, disputado pelos melhores tenistas dos circuitos nacionais da temporada de 2024 e realizado na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, tem o epílogo este domingo e são cinco os títulos em jogo.

Campeã das últimas duas edições do Masters Absoluto, Angelina Voloshchuk ficou muito perto de renovar o título. A tenista mais cotada da competição (770.ª da tabela WTA) suplantou a concorrência sem problemas de maior: não perdeu jogos contra Catarina Moreira e Iara Gonçalves e num embate face a Amália Suciu, amiga e colega de treinos no AHEAD Clube de Ténis, celebrou com os parciais de 6-3 e 6-2.

Para se sagrar tricampeã, a número três nacional terá de ultrapassar Mariia Nozdrachova. A ucraniana de 15 anos saiu por cima do segundo grupo ao despachar Maria Beatriz Teixeira (6-1 e 6-1), Thamyrys Araújo (7-5, 3-0, desistência) e Carla Tomai (6-1 e 6-4).

Na prova masculina, praticada pelo sétimo ano consecutivo (como a feminina), o troféu ficará nas mãos ou de Guilherme Valdoleiros ou de João António

Valdoleiros tem justificado o facto de ser o único com cotação ATP no quadro (2068.º). O jogador de 25 anos ficou na liderança do grupo II depois de bater Daniel Lopes Silva (7-6[1] e 6-0) e José Freitas (6-2 e 6-4) e na meia-final ultrapassou Dino Molokova com os parciais de 2-6, 6-4 e 6-0.

Quanto a João António, semifinalista no Campeonato Nacional Absoluto, neste mesmo palco, em 2022, e finalista do Masters nas duas últimas edições, sobressaiu no primeiro dos quatro grupos (beneficiou da desistência de Vicente Couto quando já vencia por 7-6[6] e 3-0 e não teve problemas em derrotar Diogo Alves por 6-0 e 6-1) e na semifinal superou João Morgado por 6-2 e 6-1 para regressar estar na discussão do troféu pelo terceiro ano consecutivo.

No Masters de Ténis em Cadeira de Rodas, certame organizado pela quinta vez, o ex-campeão (2022) João Couceiro vai ter pela frente o homónimo João Sanona, num duelo entre tenistas que contam, até ao momento, por triunfos os encontros realizados no Jamor.

Ambos bateram o octacampeão nacional Carlos Leitão (Couceiro por 6-3 e 7-6[4], numa reedição das finais dos seus dois primeiros títulos nacionais dos três de empreitada que ostenta, Sanona com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-4) e os dois venceram Francisco Aguiar (6-0 e 6-1 e 6-2 e 6-0, respetivamente)

Já na quarta edição do masters exclusivamente para tenistas de sub 18, a final da prova masculina vai opor Diogo Coelho a José Rodrigues e no quadro feminino Patrícia Gui a Gabriela Marques

Os cinco títulos vão ser atribuídos a partir das 9h30 deste domingo, dia também com seis duelos para definir posições finais. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share