Três semanas, duas finais: Liam Draxl ganha nova oportunidade de discutir título no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRASLiam Draxl (208.º ATP) sorriu por último na batalha canadiana deste sábado com o amigo Alexis Galarneau (198.º) e tornou-se no primeiro finalista do último Indoor Oeiras Open, onde terá a segunda oportunidade de lutar por um título Challenger no Jamor.

O encontro que abriu a jornada prolongou-se até às 2h30 de duração e só foi resolvido em três partidas, com os parciais de 6-4, 4-6 e 6-2 a darem ao mais novo (23 anos) o quarto bilhete da carreira para uma final no circuito secundário.

Nenhum dos canadianos conseguiu ter o golpe de saída como arma e o encontro contou com 12 quebras de serviço, sete favoráveis a Draxl que apesar do cansaço evidente — físico e psicológico, com vários desabafos audíveis (chegou a questionar, alto e bom som, a razão pela qual não desistiu deste torneio) — foi o jogador mais consistente no terceiro set. Para lá chegar, Galarneau precisou de assinar quatro breaks e depois pagou cara a energia despendida, subindo consideravelmente o número de erros no parcial decisivo para ver o compatriota fugir com a vitória.

Liam Draxl só foi travado por campeões (perdeu a final do Indoor Oeiras Open 1 para Hamad Medjedovic e a primeira ronda do Indoor Oeiras Open 2 frente a Aleksandar Kovacevic) e esse estatuto ficará intacto até ao final desta trilogia no Jamor, onde no domingo terá mais uma oportunidade de lutar pelo segundo título da carreira em torneios Challenger.

O jovem natural de Newmarket, na região de Ontário, e formado na Universidade do Kentucky, nos EUA, celebrou em casa ao vencer o Challenger de Calgary em novembro de 2023. Depois esteve mais de um ano sem discutir finais desta dimensão, mas figurou em três do circuito ITF (venceu duas) até que no final de 2024 foi finalista do Challenger de Puerto Vallarta, no México. A discussão deste fim de semana será ou contra o belga Alexander Blockx, ex-número um mundial de juniores e vencedor do Australian Open sub 18 em 2023, ou contra o estónio Mark Lajal, carrasco de Henrique Rocha na ronda inugural.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share