Alexander Blockx soma e segue no Jamor e apanha bilhete para a final do Indoor Oeiras Open 3

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – A jovem promessa Alexander Blockx continua a fazer furor na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor e voltou a bater um adversário de qualidade, neste caso para atingir a segunda final no ATP Challenger Tour.

Depois de superarAlexander Ritschard (118.º ATP, ex-99.º), Jurij Rodionov (162.º, antigo 87.º) e Nikoloz Basilashvili (206.º atualmente, 16.º em 2019), o tenista belga de 19 anos (203.º) venceu o também jovem Mark Lajal (21 anos, atualmente no posto 235 da tabela ATP) por 7-5 e 7-5 em 1h49.

Num duelo entre jogadores bastante agressivos e muito fãs de condições indoor hard, no falhar menos esteve o ganho. Blockx devolveu mais serviços e foi colocando o número um da Estónia mais vezes em apuros. As 17 chances de break criadas pelo mais novo (cinco aproveitadas) contra oito de Lajal mostram quem esteve mais sob pressão ao longo do encontro.

Após um parcial inaugural no qual o antigo número um de sub 18 (em 2023, meses depois de triunfar no Australian Open do escalão) concretizou o sexto set point e no qual comandou desde o início, o ascendente mudou um pouco daí em diante e foi Mark Lajal a passar para a frente no novo jogo ao atacar mais a esquerda de Blockx e punir bolas mais curtas.

Só que mesmo com o opositor a servir para levar o duelo a um terceito set, Alexander Blockx arrecadou os últimos três jogos do frente a frente e, no jogo do meio, ainda salvou três preciosos pontos de break a 0-40.

O encontro ficou selado com uma dupla falta, o que contrasta com a qualidade do compromisso durante a maioria do tempo.

Tendo em conta que o título Challenger da promessa belga foi alcançado no penúltimo evento de 2024 (em Kobe, no Japão), a final do Indoor Oeiras Open 3 é a segunda decisão da carreira na categoria e a segunda atingida nos últimos quatro torneios.

Para vencer por uma quinta vez esta semana e uma quinta vez na temporada (chegou ao Jamor com duas derrotas, no Challenger de Canberra e no qualifying do Australian Open), Blockx vai ter de bater o tenaz canadiano Liam Draxl, também qualifier como Lajal, finalista do primeiro torneio da trilogia de Oeiras. Será um primeiro embate entre ambos e um contraste de estilos entre um tenista muito agressivo e outro bastante sólido.

Tal como Draxl, Blockx tem igualmente a estreia no top 200 assegurada na próxima segunda-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share