OEIRAS – O belga Alexander Blockx promete ser um caso sério nos próximos anos, quem sabe já em 2025, e no Indoor Oeiras Open 3 já está nas meias-finais.
Alexander Ritschard (118.º ATP, ex-99.º), Jurij Rodionov (162.º, antigo 87.º) e agora Nikoloz Basilashvili (206.º atualmente, 16.º em 2019). Blockx soma três excelentes triunfos no Jamor (os primeiros da temporada depois de duas derrotas na Austrália), sempre face a adversários bem cotados, e esta sexta-feira bateu o o antigo top 20 ATP (vencedor de cinco títulos no circuito principal, dois deles a nível 500, em nove finais, a mais relevante no Masters 1000 de Indian Wells em 2021) por 6-3 e 6-4 em 69 minutos.
No terceiro duelo na semana, o antigo número um mundial de sub 18 e vencedor do Australian Open do escalão há dois anos (203.º da tabela ATP, melhor posto da carreira) voltou a servir a grande nível – só o perdeu uma vez – e voltou a mostrar uma capacidade invulgar de ser bastante agressivo, em especial do lado direito, praticamente sem cometer erros. Tanto puxa do gatilho para fazer estragos como sobrevive em braços de ferro no fundo do court.
O sucesso dos quartos de final garantiu a oitava meia-final no ATP Challenger Tour para o tenista de 19 anos (1-6 nessa fase, mas venceu a última, no penúltimo evento de 2024, quando arrecadou o troféu em Kobe, no Japão) e a estreia no top 200 na próxima segunda-feira quando atualizar o ranking.
Para atingir a segunda final na categoria, Alexander Blockx vai ter de superar o Mark Lajal (235.º), proveniente do qualifying e carrasco de Henrique Rocha na primeira ronda. O número um da Estónia sobreviveu a um embate de 2h35 para se impor frente ao também qualifier Beibit Zhukayev (244.º) com os parciais de 5-7, 7-6(5) e 6-4.
O tenista de 21 anos – eliminado à porta do quadro principal do Australian Open aos pés de Jaime Faria – saiu por cima num duelo de agressividade máxima entre dois especialistas em indoor hard e para isso recuperou de 5-3 no tie-break do segundo parcial e de 4-3, com break abaixo, no set decisivo para vencer de novo o cazaque, adversário a quem derrotou no único título Challenger da carreira. Este sábado vai disputar a sétima meia-final na categoria e vai à procura da terceira decisão.