Aleksandar Kovacevic confirma favoritismo no Jamor e regressa aos títulos mais de um ano depois

Beatriz Ruivo/FPT

Hamad Medjedovic na primeira semana, Aleksandar Kovacevic na segunda. Os primeiros torneios internacionais do ano em solo português sorriram aos primeiros cabeças de série e este domingo foi a vez do norte-americano sagrar-se campeão do Indoor Oeiras Open 2 na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, o palco do quinto título Challenger da carreira e primeiro em mais de um ano.

A visita inesquecível a Portugal foi selada com os parciais de 6-4 e 7-6(4) frente a Zsombor Piros, o húngaro que reencontrou a felicidade neste regresso ao local onde em maio de 2023 ergueu aquele que ainda hoje é o troféu mais importante da carreira — o Oeiras Open 125 na terra batida deste mesmo complexo.

Kovacevic teve um percurso irrepreensível nos três primeiros encontros da semana (não cedeu qualquer jogo de serviço e só enfrentou dois pontos de break), mas foi mais testado nas meias-finais e no encontro de atribuição do título acusou a importância da ocasião. Primeiro ao entrar mais apático do que o adversário numa final de altos e baixos que voltou a contar com a adesão do público apesar da ausência de tenistas da casa, depois — e sobretudo — ao sentir o peso do marcador quando foi confrontado com o caminho da glória.

O nova-iorquino que vive na Flórida não deixou escapar um set como na véspera frente ao amigo canadiano Alexis Galarneau, mas chegou a estar com um break de desvantagem depois de liderar por 3-0 o segundo set e perder por duas vezes seguidas o serviço.

O tie-break serviu de palco à consagração de Aleksandar Kovacevic e aos 26 anos o norte-americano celebrou pela quinta vez em seis finais no ATP Challenger Tour, primeira desde novembro de 2023.

Se há uma semana Medjedovic entrou pela primeira vez no top 100 mundial ao vencer o Indoor Oeiras Open 1, desta vez Kovacevic ficará muito próximo de regressar à elite que integrou na reta final da temporada transata (foi 72.º em setembro), embora a hierarquia só seja atualizada no final da próxima semana e por isso seja difícil prever a classificação certa do norte-americano.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share