Learner Tien está a viver dias de sonho em Melbourne e este sábado tornou-se, aos 19 anos, no tenista mais novo das últimas duas décadas a inscrever o nome nos oitavos de final do Australian Open.
Dois dias depois de eliminar o finalista Daniil Medvedev num braço de ferro titânico que culminou num match tie-break decisivo, o qualifier norte-americano, número 121 mundial, passou com mais facilidade de pelo francês Corentin Moutet (69.º) ao triunfar por 7-6(10), 6-3 e 6-3 em sensivelmente três horas.
Finalista do Next Gen ATP Finals em dezembro, Tien tornou-se no mais novo desde Rafael Nadal, em 2005, a chegar à quarta ronda do Australian Open e já assegurou uma subida de sensivelmente 40 posições que deverá levá-lo até ao top 80 do ranking após o Grand Slam australiano.
Na terça-feira, o jogador dos Estados Unidos da América vai discutir uma vaga nos quartos de final com o italiano Lorenzo Sonego (55.º), responsável pelo afastamento de Fabian Marozsan (59.º) com os parciais 6-7(3), 7-6(6), 6-1 e 6-2.