O regresso de Frederico Silva é a grande novidade da convocatória de Portugal para a deslocação ao Mónaco na eliminatória da Taça Davis agendada para os dias 1 e 2 de fevereiro.
Atual campeão nacional absoluto e número 307 do ranking mundial (com o regresso ao top 300 já assegurado graças à campanha no Indoor Oeiras Open 2, onde esta sexta-feira luta por um lugar nas meias-finais), o tenista das Caldas da Rainha junta-se a Nuno Borges, Jaime Faria, Henrique Rocha e Francisco Cabral na lista de convocados pelo selecionador nacional Rui Machado.
A dois meses de celebrar o 30.º aniversário, Frederico Silva foi convocado para a Taça Davis pela 14.ª vez na carreira, primeira desde que fez parte do quinteto que recebeu e venceu o Brasil em Viana do Castelo, em setembro de 2022. No entanto, não atua há quase cinco anos, desde março de 2020, quando contribuiu para a vitória por 4-0 na Lituânia.
O regresso do atual número quatro nacional é a única novidade na convocatória anunciada esta sexta-feira e significou a ausência de Gastão Elias. De resto, Borges, Faria, Rocha e Cabral já tinham sido chamados para a última eliminatória, que terminou com uma derrota na deslocação à Noruega em setembro de 2024.
A eliminatória entre Mónaco e Portugal diz respeito ao play-off do Grupo Mundial I da Taça Davis e dá acesso ao Grupo Mundial I (agendado para setembro), a fase em que a equipa de Rui Machado perdeu há quatro meses.