OEIRAS – Terminou a participação de Gastão Elias (372.º do ranking ATP) no Indoor Oeiras Open 2 ao perder na segunda ronda com o canadiano Alexis Galarneau (198.º) por 6-3 e 6-4.
O português de 34 anos, ex-57.º ATP, até entrou melhor do duelo, liderou por 2-1 e serviço, mas viu o adversário de 25 primaveras disparar no parcial inaugural e ficar mesmo a vencer por 2-0 no segundo set.
Elias pareceu com menos chama do que há dois dias, quando arrecadou um grande triunfo face a Daniel Evans, e não foi capaz de aproveitar o embalo desse sucesso. Mesmo assim recuperou duas vezes de desvantagem de break para ficar por cima com 4-3 e com boas chances de passar para a frente no jogo seguinte.
Só que os últimos três jogos caíram todos para o mesmo lado e a frustração do tenista da Lourinhã foi evidente devido a uma chamada que o próprio considerou errada no ponto que o fez perder pela última vez o serviço. A partir desse momento o encontro ficou a ferver.
No derradeiro jogo do frente a frente, o atual número cinco nacional dispôs de três chances para recuperar, mas acabou por perder em 97 minutos, num compromisso onde apenas colocou 49% de primeiros serviços, amealhou 33% dos segundos, concretizou somente três das nove oportunidades de quebra de serviço criadas e foi o menos consistente dos dois protagonistas – Galarneau, habitualmente bastante agressivo, prevaleceu mais vezes nos pontos mais longos e mostrou-se sempre muito sólido e a devolver todas as bolas possíveis.
Para a semana, Gastão Elias voltará a atual na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor para o último torneio da trilogia.
Galarneau pode enfrentar novo português, caso Pedro Araújo supere o suíço Alexander Ritschard, terceiro favorito ao título.