OEIRAS – O número seis nacional Pedro Araújo (419.º do ranking ATP) superou o experiente italiano Gianluca Mager (228.º, antigo 62.º) por 3-6, 6-4 e 6-4 e é o primeiro português a garantir uma vaga na segunda ronda do Indoor Oeiras Open 2.
Frente a um adversário de boas memórias – no Millennium Estoril Open de 2022 já vencia quando Mager desistiu e, assim, somou o primeiro e único triunfo numa prova do circuito principal -, Pedro Araújo elevou os níveis de agressividade após um primeiro parcial no qual entrou muito mal para celebrar ao cabo de 2h02 o quinto sucesso num quadro principal do ATP Challenger Tour e a primeira vitória em 2025.
O lisboeta de 22 anos ainda esteve a perder por 2-0 no parcial decisivo, mas inverteu a desvantagem com quatro jogos consecutivos no melhor período tenístico do português, sempre a apanhar a bola na subida (em especial do lado esquerdo) e a vir para a rede à mínima chance.
Se olharmos para a cotação atual do opositor, o triunfo desta terça-feira só é superado pela vitória face a Mathias Bourgue (196.º na altura) no Oeiras Open 4 de 2021 e pela referida frente ao mesmo oponente (115.º) no Estoril.
Para atingir pela primeira vez os quartos de final nesta categoria, Araújo terá de bater ou o suíço Alexander Ritschard (118.º e terceiro cabeça de série), que ultrapassou o norte-americano Patrick Kypson (213.º) com os parciais de 7-6(5) e 7-5 em 2h06.
Ritschard é o atual campeão do Del Monte Lisboa Belém Open, torneio que o catapultou para o top 100 aos 30 anos, e na semana passada cedeu nos quartos de final no Jamor, numa prova escolhida para contrariar a ausência por opção do qualifying do Australian Open, onde até seria cabeça de série.