OEIRAS – Duas semanas na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, duas vitórias para Tiago Pereira. O português de 20 anos celebrou no Indoor Oeiras Open 2 ao bater o experiente italiano Lorenzo Giustino (265.º ATP) por 6-4 e 6-4, triunfo que lhe garantiu o maior escalpe da carreira no que ao ranking do opositor diz respeito.
O algarvio, 516.º e número oito nacional, já tinha derrotado um adversário exatamente com a mesma cotação (Henri Squire, no Braga Open de 2023). No entanto, há que referir que o Challenger do Jamor tem uma categoria mais elevada (100 contra 75) e que o próprio Giustino alcançou um patamar diferente (127.º em 2019) na carreira.
Embalado por um 2024 com mais de 100 sucessos entre singulares e pares, Tiago Pereira entrou com o pé direito no novo ano e na semana anterior só foi travado pelo ex-top 50 Ricardas Berankis, na ronda de acesso ao quadro principal. É precisamente a essa fase que regressa, agora para medir forças com o alemão Max Hans Rehberg (271.º), quartofinalista no torneio inaugural. O encontro será o segundo das 11 horas desta segunda-feira.
Para amealhar o excelente triunfo, Pereira carregou no transalpino desde os instantes iniciais e cedo se colocou a ganhar por 5-1. Giustino reagiu, obrigou o luso a jogar o melhor possível na reta final do primeiro set e a recuperar de uma desvantagem de 4-2 no segundo.
Tiago Pereira impôs a lei da direita, serviu a bom nível, esteve exímio na rede (é o atual número dois nacional de pares) e nunca pareceu intimidado ao longo dos 90 minutos de embate.