OEIRAS — Daniel Batista voltou a exibir-se a bom nível perante a um adversário muito mais cotado e desta vez até forçou um parcial decisivo contra um ex-top 40, esforço ainda assim insuficiente para assinar a primeira vitória portuguesa no Indoor Oeiras Open 2 que começou este domingo no Complexo de Ténis do Jamor.
A competir no qualifying de um Challenger pela segunda semana consecutiva, o vice-campeão nacional absoluto (1744.º ATP) aproveitou a fase negativa e um dia particularmente negro de Bernabé Zapata Miralles (atual 273.º depois de ter sido 37.º há menos de dois anos) para o levar ao desespero antes de perder por 6-4, 2-6 e 6-3.
O encontro deste domingo teve poucos momentos altos e os maiores rasgos de inspiração surgiram pela raqueta de Batista, que mas Zapata Miralles aproveitou uma das muitas investidas na esquerda em slice do português para assinar o primeiro break e fugir com o primeiro parcial. O tenista da casa foi à procura da esquerda batida e salvaguardou-se do fundo do court ao mesmo tempo que aproveitou números drásticos do espanhol no capítulo do serviço, acabando recompensado com a conquista da segunda partida, só que foi incapaz de manter a consistência no golpe de saída e acabou por despedir-se na jornada inaugural.
A derrota de Daniel Batista seguiu-se às de Duarte Vale e Tomás Luís e deixou o qualifying do Indoor Oeiras Open restrito a Tiago Pereira no que diz respeito à representação lusa, enquanto no quadro principal estão Henrique Rocha, Frederico Silva, Gastão Elias e Pedro Araújo.