OEIRAS — O segundo torneio Challenger consecutivo a acontecer na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor terá como prato forte da eliminatória inaugural o encontro entre Gastão Elias e Daniel Evans.
O recordista luso de títulos (10) e finais (23) no circuito secundário foi contemplado com um dos três convites para o quadro principal, a par de Frederico Silva e Pedro Araújo, sendo Henrique Rocha — recém-chegado de Melbourne e o único com entrada direta — o líder da armada portuguesa. No qualifying irão a jogo Duarte Vale, Tiago Pereira, Tomás Luís e Daniel Batista.
O sorteio realizado este sábado, dia em que se concluiu o Indoor Oeiras Open 1, colocou Elias (318.º e ex-57.º) frente a frente com Evans (160.º e ex-21.º), que defende o estatuto de quinto cabeça de série nesta que é a segunda passagem por Portugal, seis anos depois de ter chegado à segunda ronda do Millennium Estoril Open.
O britânico de 34 anos conta com dois títulos ATP no currículo (o ATP 250 de Melbourne em 2021 e o ATP 500 de Washington em 2023) e já marcou presença em oitavos de final de torneios do Grand Slam por duas vezes — no Australian Open de 2017 e no US Open de 2021.
Na metade superior do quadro está também Araújo (415.º), que procura igualmente a primeira vitória de 2025 e tem encontro marcado com o italiano Gianluca Mager (220.º).
O Indoor Oeiras Open 2 assinala o regresso de Rocha a Portugal depois da viagem até Melbourne, onde chegou à terceira e última ronda do qualifying. Com o estatuto de sexto cabeça de série a seu cargo, o portuense de 20 anos terá de aguardar pelo desfecho da fase de qualificação para conhecer o adversário inaugural, estando em rota de colisão com o compatriota e colega de treinos Silva caso este supere o cazaque Denis Yevseyev (250.º).
Aleksandar Kovacevic (108.º) é o primeiro cabeça de série e abre a prova contra Liam Draxl (246.º), finalista do Indoor Oeiras Open 1 este sábado, mas quando o quadro principal começar a ser disputado o melhor classificado em prova já será Hamad Medjedovic. O sérvio assegurou a entrada no top 100 com o título deste fim de semana e atuará na condição de número 98 mundial e como segundo pré-designado.
Destaque ainda para o encontro do norte-americano Mackenzie McDonald (130.º e top 40 há pouco mais de um ano) contra o croata Dino Prizmic (304.º depois de já ter sido 155.º e sobretudo ex-número um mundial de juniores), que há dois anos atingiu dois quartos de final consecutivos neste mesmo palco como qualifier.
Indoor-Oeiras-Open-2-2025-quadro-principal-singulares