Nuno Borges recuperou de um set de desvantagem pela terceira vez consecutiva e apurou-se para as segundas meias-finais da carreira no circuito ATP ao prolongar a estadia em Auckland, na Nova Zelândia.
O melhor tenista português da atualidade (36.º no ranking ATP) reencontrou o checo Jakub Mensik (49.º) e tal como no encontro do US Open precisou de muita resistência e nervos de aço para sair por cima, desta feita com os parciais de 6-7(4), 6-2 e 7-6(4).
As meias-finais em Auckland serão as segundas de Nuno Borges em torneios ATP e as primeiras em piso rápido, seis meses depois da histórica vitória contra Rafael Nadal na terra batida de Bastad.
Para inscrever o nome numa final ATP pela segunda ocasião e repetir a campanha de João Sousa, que foi finalista em Auckland no ano de 2017, o maiato terá de acabar com a campanha do qualifier Zizou Bergs (66.º), a atravessar uma série de cinco vitórias na localidade neozelandesa.
A campanha neste torneio já se traduz num ganho de 100 pontos, equivalentes a metade do que o tenista português defende na próxima semana em Melbourne por ter chegado à quarta ronda (oitavos de final) do Australian Open em 2024.