OEIRAS – À oitava foi de vez: Duarte Vale (494.º ATP) estreou-se a vencer num quadro principal do ATP Challenger Tour ao triunfar em duelo intenso para agarrar o derradeiro bilhete para a segunda ronda do Indoor Oeiras Open.
O português de 25 anos esteve a perder por 6-2 e 3-1 e ainda viu o espanhol Daniel Merida (296.º) servir para arrecadar a vitória, mas sobressaiu com os parciais de 2-6, 6-4 e 7-6(5) em 2h09.
Após uma primeira parte do encontro para esquecer, com imensos erros não forçados e várias duplas faltas (no total foram 14), Vale elevou o nível, em especial na movimentação, e começou tanto a comandar o duelo como a passar da defesa para o ataque a partir dos cantos com elevada eficácia.
Sempre com atitude irrepreensível, o tenista natural de Cascais prevaleceu fisicamente, subiu a agressividade no ataque aos serviços de Merida e direcionou jogo mais para o canto esquerdo para atingir um dos momentos mais marcantes da carreira. No total foi a nona vitória a nível Challenger, mas a primeira em quadros principais, naquela que foi a oitava tentativa.
Na segunda eliminatória, o número sete nacional terá pela frente um contemporâneo de 1999, o húngaro Zsombor Piros (248.º). O sétimo cabeça de série está procura de voltar a um ranking mais condizente com o seu valor (já foi 106.º e arrecadou cinco títulos Challenger, um deles o Oeiras Open 125 de 2023) e esta terça-feira bateu o qualifier lituano Ricardas Berankis (312.º, antigo top 50) por 6-3 e 7-5.