Depois de Hong Kong, o português Nuno Borges também superou a estreia em Auckland e apurou-se pela segunda semana consecutiva para a segunda ronda de um ATP 250.
Agora na Nova Zelândia, o número um nacional (está no 36.º lugar do ranking mundial) resistiu ao italiano Luciano Darderi (44.º) e venceu por 5-7, 6-3 e 7-5 em 2h03 para celebrar o segundo triunfo da nova temporada.
Borges entrou mal no encontro e entre alguma precipitação e dificuldades em controlar a pancada de direita deixou fugir um primeiro set marcado por 47 erros não forçados entre ambos mesmo após recuperar o break de atraso.
Com menos margem, o maiato de 27 anos reduziu consideravelmente os erros (depois de 23 na primeira partida cometeu 12 na segunda e 10 na segunda), elevou a qualidade do primeiro serviço e controlou a agressividade do fundo do court para criar mais dificuldades a Darderi. O italiano acabou por sucumbir à pressão e, depois de cinco jogos de serviço bastante tranquilos que pareciam encaminhar a decisão do encontro para um tie-break, perdeu a concentração e cometeu uma dupla falta no match point.
A vitória desta segunda-feira foi a 10.ª de Nuno Borges em 38 encontros frente a adversários do top 50 mundial, mas a primeira desde agosto, no ATP Masters 1000 de Cincinnati.
Depois de Hong Kong, onde foi eliminado na segunda ronda, o maiato de 27 anos tentará alcançar em Auckland os primeiros quartos de final da temporada e quartos da carreira no circuito ATP.
Sétimo cabeça de série, o número um nacional terá como próximo adversário ou o argentino Mariano Navone (47.º), ou o lucky loser francês Adrian Mannarino (66.º e ex-17.º), que entrou para o lugar do norte-americano Reilly Opelka (293.º), finalista do ATP 250 de Brisbane este fim de semana.