EUA e Polónia encontram-se na final da United Cup

Os Estados Unidos da América, campeões da primeira edição, e a Polónia, finalista da segunda, marcaram encontro na final do terceiro capítulo da United Cup, a prova por seleções que deu início à temporada de 2025 e que se resolve em Sydney.

Um ano depois de ficarem perto do título, os polacos foram os primeiros a assegurar o regresso à final. O conjunto europeu resolveu a meia-final com o Cazaquistão nos singulares, graças aos triunfos de Hubert Hurkacz por 6-3 e 6-2 sobre Alexander Shevchenko e de Iga Swiatek por 7-6(5) e 6-4 sobre Elena Rybakina num dos embates mais aguardados e antecipados da primeira semana da nova época.

Hurkacz tinha perdido os dois encontros da fase de grupos (para Casper Ruud e Tomas Machac), enquanto Swiatek manteve o registo perfeito na competição.

Há um ano, a Polónia esteve por duas vezes a um ponto de conquistar o título da United Cup, mas o mesmo Hubert Hurkacz não conseguiu aproveitar nenhum dos dois match points contra Alexander Zverev, perdeu esse encontro e a Alemanha acabou por consumar a reviravola no par decisivo.

Depois, os Estados Unidos da América completaram o elenco da decisão de forma bem mais dramática. O embate com a República Checa até começou com uma vitória autoritária (6-1 e 6-4) de Coco Gauff sobre Karolina Muchova num encontro que prometia mais do que entregou, só que Tomas Machac liderou por 7-6(4) e 5-2 com dois match points no serviço de Taylor Fritz e esteve muito próximo de igualar a meia-final.

Tudo parecia indicar que a última vaga na final seria decidida nos pares mistos, mas Fritz inverteu a desvantagem, liderou por 6-5 e nesse momento Machac perdeu o controlo emocional, gritou com todos os elementos do banco checo, arriscou a desqualificação ao atirar a raqueta num gesto de frustração e acabou por desistir devido a cãibras.

Os EUA venceram a edição inaugural da United Cup ao derrotarem a Itália por 4-0 na final de 2023 e procuram o segundo título em três edições.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share