A temporada de 2025 ainda agora começou, mas já há uma forte candidata a surpresa do ano: Reilly Opelka, que regressou em julho depois de praticamente dois anos sem competir, eliminou Novak Djokovic para chegar às meias-finais do ATP 250 de Brisbane, na Austrália.
O norte-americano (atualmente no 293.º lugar do ranking ATP depois de ter sido 17.º em fevereiro de 2022) tornou-se mesmo no primeiro norte-americano no ativo a vencer o sérvio graças aos parciais de 7-6(6) e 6-3 — os números de uma das melhores vitórias da carreira.
Opelka disparou 16 ases do alto dos seus 2,11 metros e esteve irrepreensível nos jogos de serviço, dando ao sérvio poucas hipóteses de retaliar num embate que resolveu em 1h40.
A vitória de Opelka assinala a primeira ocasião nas últimas 35 tentativas em que um jogador dos Estados Unidos da América consegue derrotar Novak Djokovic. O último a fazê-lo tinha sido o já retirado Sam Querrey, na terceira ronda de Wimbledon em 2016.
Apurado para as meias-finais em Brisbane, Reilly Opelka vai discutir a passagem ao encontro de atribuição do título com um jogador que também tem no serviço a principal arma: o francês Giovanni Mpetshi Perricard (31.º).