JAMOR – O Clube Escola de Ténis de Oeiras juntou-se ao AHEAD Clube de Ténis na final feminina do Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão, uma das três provas que decorrem nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor até este domingo, dia 8 de dezembro. Na competição masculina, o título vai decidir-se entre a Escola de Ténis da Maia e o Clube de Ténis Paço do Lumiar.
Finalistas em 2023 (e vencedores em 2012, 2015 e 2017), o Clube Escola de Ténis de Oeiras vai reeditar essa decisão perdida há um ano contra o AHEAD Clube de Ténis. No último embate relativo à fase de grupos, a equipa capitaneada por Felipe Cunha e Silva ultrapassou a Associação Académica de Coimbra por 2-1.
Mesmo com a derrota da número um Miroslava Medvedeva (2-6, 6-1 e 6-4 face a Paola Lopez), o sucesso de Sophie Scháfer (duplo 6-0 contra Joana Gonçalves) e a vitória no par decisivo (Maria Magalhães e Medvedeva bateram Aroa Gomez e Paola Lopez com os parciais de 6-7[4], 7-6[7] e 10-4) deram à equipa de Oeiras o êxito e a despromoção às estudantes, que no frente a frente de pares ainda serviram para o triunfo e com match point ao dispor.
O desfecho nesta eliminatória, a juntar ao da primeira jornada diante do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, originou um déjà vu no encontro terminal contra o conjunto ribatejano, apurado de véspera e com Angelina Voloshchuk (778.ª WTA) como estrela maior.
No torneio masculino, a final é improvisada, já que chegados ao derradeiro dia da competição (num formato de fase de grupos, todos contra todos) tanto a Escola de Ténis da Maia como o Clube de Ténis Paço do Lumiar surgem com três vitórias em outros tantos embates e os conjuntos medem forças no quarto e último dia, pelo que quem somar pelo menos três dos cinco pontos da eliminatória vai sagrar-se campeão da 69.ª edição.
Os tricampeões maiatos, liderados por João Maio, procuram o quarto título em quatro anos e este sábado superaram o Centro de Ténis de Faro por 3-2 depois de vencerem os três singulares iniciais. Os irmãos João Dinis Silva (1513.º do ranking ATP) e Tiago Silva (1532.º) não perderem qualquer jogo para darem os primeiros pontos à equipa (contra, respetivamente, João Maria Soares e Pedro Nunes). Guilherme Valdoleiros (2050.º) selou o triunfo ao bater o capitão José Ricardo Nunes por 6-4 e 7-5.
Já o Clube de Ténis Paço do Lumiar folgou nesta jornada após três sucessos pela margem mínima (3-2) nos dois primeiros dias e parte sem a maior dose de favoritismo, mas com a ambição de somar o primeiro título campeão nacional por equipas na prova masculina, sabor que já conheceu no quadro feminino por três vezes (2019, 2021 e 2022). Ainda assim, a turma chefiada por Manuel Costa Matos não conseguiu desta vez assegurar a manutenção ao terminar a 33.ª prova na cauda do grupo I, agremiação dominada pelas campeãs em título, o AHEAD Clube de Ténis, e na qual o Racket Sports Club de Leiria, com a ex-136.ª Ekaterina Lopes a atuar, garantiu a manutenção.
O Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas será entregue ou a Lousada Ténis Atlântico, campeões da edição inaugural, ou ao Clube de Ténis de Setúbal. Ambas têm um saldo 100% vitorioso à entrada do último dia e vão defrontar-se com a consagração em jogo, num dia de jornada dupla para quatro das cinco equipas do grupo único.
O dia das decisões, com três títulos nacionais por equipas por atribuir, vai começar às 9h30 nos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.