AHEAD Clube de Ténis garante final feminina do Campeonato Nacional de Equipas Seniores

Sara Falcão/FPT

JAMOR – O AHEAD Clube de Ténis garantiu, esta sexta-feira, a presença novamente na final feminina do Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão, prova que decorre nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor até ao próximo domingo, dia 8 de dezembro. Nos homens, o Clube Escola de Ténis da Maia e o Clube de Ténis Paço do Lumiar mantêm invencibilidade e vão discutir o troféu, enquanto no Ténis em Cadeira de Rodas a competição abriu com triunfo do Lousada Ténis Atlântico.

Campeãs pela primeira vez em 2023, o AHED Clube de Ténis já sabe que estará na decisão pelo segundo ano consecutivo depois dos dois triunfos na fase de grupos. Na primeira jornada, a turma capitaneada por Dário Matias tinha batido o Clube de Ténis Paço do Lumiar por 2-1, o mesmo resultado com que superou no segundo dia o Racket Sports Club de Leiria.

A marcha do marcador foi em tudo semelhante à da eliminatória inaugural. A equipa de Leiria arrecadou o primeiro ponto após Ekaterina Lopes (ex-136.ª WTA) vencer Sofia Skrypnichenko por 6-0 e 6-0. Mas depois voltou a entrar em jogo a tenista mais cotada de toda a competição: Angelina Voloshcuk.

A número três nacional e 778.ª da hierarquia feminina (aos 17 anos) esteve na reviravolta do conjunto ribatejano ao prevalecer por duplo 6-4 contra a jovem Matilde do Canto Parreira. No par, ao lado de Frederica Nunes, bateu a mesma adversária de singulares, no caso ao lado de Ana Pinto, por 6-1 e 6-1 e selou o apuramento da equipa para a final do próximo domingo. 

Essa decisão ainda não tem opositor, que virá do segundo grupo de três equipas e todas elas ainda podem matematicamente terminar na liderança. Na jornada número um, o Clube Escola de Ténis de Oeiras, finalista há um ano, parte na ‘pole position’ para uma reedição da final de 2023 e para isso necessita de vencer a Associação Académica de Coimbra este sábado. As estudantes têm de sobressair com a maior vantagem possível, já que cederam contra o Clube de Ténis das Caldas da Rainha por 2-1. 

Quem permanecer na cauda da tabela será despromovida à segunda divisão, o que no caso do primeiro grupo virá da derrota no embate entre o Clube de Ténis Paço do Lumiar e Racket Sports Club de Leiria.

O torneio feminino é o único a contar com uma final tradicional. Tanto na prova masculina como no Ténis em Cadeira de Rodas o campeão será definido pelo conjunto com mais pontos no término da fase de grupos e o último vai ser relegado – a Escola de Ténis da Maia B foi logo despromovida à partida pois o clube maiato não reuniu elementos suficientes para formar dois plantéis. 

Nos homens, os tricampeões Escola de Ténis da Maia mantêm-se invencíveis ao cabo de duas eliminatórias e o Clube de Ténis Paço do Lumiar ainda está melhor posicionado, já que tem três vitórias em três compromissos. Caso os maiatos confirmem o favoritismo desta sexta-feira frente ao Centro de Ténis de Faro, o embate entre os dois conjuntos no domingo será uma espécie de final para consagrar os vencedores da 69.ª edição da competição masculina.

Tanto a Maia como o Lumiar passaram pela jornada dupla de sexta-feira. Os primeiros, capitaneados por João Maio e com quatro jogadores com ranking ATP a atuar (Francisco Rocha, Guilherme Valdoleiros, Tiago Silva e João Dinis Silva), venceram o Centro de Desporto, Cultura e Recreio de Ténis dos CTT por 4-1 e o Clube Escola de Ténis de Oeiras por 3-2 (abdicaram dos dois duelos de pares). O Clube de Ténis Paço do Lumiar, chefiados por Manuel Costa Matos, prevaleceu diante o Centro de Ténis de Faro e o Centro de Desporto, Cultura e Recreio de Ténis dos CTT pela margem mínima, sempre com triunfos no derradeiro par.

Neste momento, tanto Faro como o CETO não somam qualquer sucesso ao fim de dois dias e as duas turmas vão lutar até ao fim pela permanência na divisão maior.

Na jornada inaugural do Ténis em Cadeira de Rodas, os campeões em título Lousada Ténis Atlântico entraram com uma vitória por 3-0 sobre o Clube de Ténis da Escola Secundária Alcaides de Faria e o Clube de Ténis de Setúbal bateu o Club Sportivo Nun’Álvares por 2-1. A segunda e a terceira ronda serão jogadas neste sábado e o Clube de Ténis de Pombal fará a estreia nesta segunda edição.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share