JAMOR – Desta quinta-feira, 5 de dezembro, até ao próximo domingo, dia 8, a nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor volta a acolher o Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão. Serão cinco os conjuntos a lutar pelo título masculino, seis a digladiar-se pela edição feminina e a segunda competição do Ténis em Cadeira de Rodas vai contar com cinco equipas em busca do sucesso inaugural do Lousada Ténis Atlântico.
A 69.ª edição da prova masculina do Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão tem novamente a Escola de Ténis da Maia como maior favorita. Os campeões dos últimos três anos não contam, ao contrário de 2023, com a grande estrela Nuno Borges, a joia da coroa local e atual 36.º do ranking ATP, mas apresentam uma equipa de respeito: Francisco Rocha (777.º), Guilherme Valdoleiros (2050.º depois de ter somado o primeiro ponto ATP na segunda semana da quinzena de Vale do Lobo) e os irmãos João Dinis Silva (1513.º) e Tiago Silva (1532.º), tudo jogadores com cotação na hierarquia profissional.
Em caso de necessidade extrema, o capitão João Maio tem ainda um joker de luxo, o número três nacional Henrique Rocha, 171.º ATP. O jovem de 20 anos vem de uma temporada na qual logrou o primeiro título Challenger e, apesar de pertencer aos quadros do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, continua com fortes raízes à Escola de Ténis da Maia.
Para destronar os tricampeões aparecem quatro adversários: Centro de Desporto, Cultura e Recreio de Ténis dos CTT (onde Daniel Batista, vice-campeão nacional absoluto e 1744.º, é a maior vedeta), Clube Escola de Ténis de Oeiras, Clube de Ténis Paço do Lumiar e Centro de Ténis de Faro.
Os algarvios são os maiores opositores aos maiatos. Além de finalistas das últimas duas edições (e vencedores em 2009 e 2020), Faro conta nas fileiras com o melhor jogador da região: Tiago Pereira, número oito nacional de singulares (533.º) e segundo melhor tenista do país na variante de pares (211.º).
O formato será composto por um grupo único com as cinco equipas e a turma que emergir na liderança no próximo domingo levará a taça para casa.
Na prova feminina haverá uma final tradicional, já que o formato é dividido em dois grupos de três conjuntos cada e os respetivos líderes vão disputar a final.
O AHEAD Clube de Ténis venceu há um ano e parte, igualmente, como cabeça de cartaz na 33.ª da competição, essencialmente devido ao facto de voltar a dispor de Angelina Voloshchuk, número três nacional (aos 17 anos) e 778.ª do ranking WTA.
No mesmo grupo 1 estão as equipas do Clube de Ténis Paço do Lumiar e Racket Sports Club Leiria, no outro agrupamento surgem Associação Académica de Coimbra, Clube Escola de Ténis de Oeiras e Clube de Ténis de Caldas da Rainha.
Em simultâneo, o Complexo de Ténis do Jamor será́ palco, a partir de sexta-feira, da segunda edição do Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas e terá o mesmo formato de todos contra todos do torneio masculino.
O Lousada Ténis Atlântico arrecadou a prova inaugural e surge de novo na lista de candidatos, a par do Clube de Ténis de Pombal (onde se incluí o oito vezes campeão nacional Carlos Leitão), do Clube de Ténis da Escola Secundária Alcaides de Faria, do Clube de Ténis de Setúbal (com o cinco vezes campeão nacional Jean Paul Melo) e também do Club Sportivo Nun’Alvares.
A primeira jornada da competição arranca esta quinta-feira às 10h30.