MAIA – O italiano Francesco Passaro, 114.º da tabela ATP, é o segundo finalista do Maia Open depois de superar o eslovaco Andrej Martin (509.º) com os parciais de 2-6, 6-2 e 6-1.
O triunfo em 80 minutos frente ao ex-top 100 (93.º em 2020) e três vezes semifinalista anteriormente na Maia (2019 e na dupla edição de 2021) deu a Francesco Passaro a nona final no ATP Challenger Tour, terceira em 2024.
Para já ainda não cedeu em qualquer decisão na presente temporada (tem três troféus nesta categoria no currículo) e para continuar imbatível, neste que é o derradeiro torneio do ano, terá de vencer pela segunda vez em três duelos o bósnio Damir Dzumhur, antigo 23.º do ranking.
Mais do que isso, o transalpino de Perugia procura selar dois objetivos numa só vitória adicional: garantir uma vaga no quadro principal do Australian Open e entrar pela primeira na elite dos 100 melhores do mundo.
Após um início no qual Andrej Martin incomodou com alguma variedade do lado esquerdo e com a já tradicional direita, a melhor pancada, Francesco Passaro assumiu as rédeas do encontro no segundo parcial e acabou por ser dos dois o que melhor usou o serviço como preparação para o comando das jogadas. Os 79% de primeiros serviços, para 55% de Martin, foram fulcrais para o inverter da desvantagem.