MAIA – 114.º da hierarquia ATP e quarto cabeça de série do Maia Open, Francesco Passaro veio a Portugal depois de uma semana adoentado com o intuito de garantir uma vaga no quadro principal do Australian Open e a entrada inédita no top 100. O objetivo ficou a dois triunfos de distância após derrotar o espanhol Daniel Merida (314.º) por 6-1 e 6-4.
Num encontro relegado para o Court 5 do Complexo Municipal de Ténis da Maia devido ao atrasado da jornada, Francesco Passaro voltou praticamente a jogar em casa face ao apoio ruidoso dos italianos presentes, chefiados pelo primo de Erasmus no Porto.
O tenista de apenas 23 anos, já com três títulos Challenger no palmarés (dois este ano,) em cinco finais, inverteu um 4-2 no segundo parcial para sobressair em 83 minutos.
Nas meias-finais, o italiano de Perugia vai ter pela frente um ex-integrante do objetivo maior que procura esta semana: Andrej Martin, 509.ºatual, mas 93.º em 2020 e três vezes semifinalista neste palco, carrasco de Henrique Rocha esta sexta-feira.