Rocha usa a calculadora como motivação e sublinha: “As contas só dependem de mim”

Eduardo Oliveira/FPT

MAIA – Com um olho no ranking e outro na corrida para Jidá, Henrique Rocha arrancou a sua quarta participação no Maia Open da forma mais dramática possível e sobressaiu num ajuste de contas depois de resgatar um match point.

“Mais emoção era impossível”, sublinhou entre sorrisos na sala de conferências de imprensa do Complexo Municipal de Ténis da Maia. Após um primeiro parcial para esquecer, no qual entregou os dois breaks com duplas faltas, Henrique Rocha elevou o patamar competitivo e tenístico. “Consegui ter uma boa atitude no final, agarrei-me a todos os pontos como se cada um fosse o último. No final melhorei em relação ao primeiro e ao segundo sets e saio do encontro melhor do que entrei”.

O público que aderiu ao duelo “fez grande parte do encontro” para consumar a desforra da segunda ronda deste Maio Open de 2023 com o mesmo Anton Matusevich, tanto que a ideia passa por não depender tanto dos maiatos daqui em diante. “Quando estou mais em baixo tento sempre agarrar-me ao público”, contou. “É sempre especial ganhar em casa. Não foi um jogo limpo e lindo, mas uma vitória motiva, sobretudo com muita emoção e a salvar match point. Aceitei não estar a jogar ao meu melhor nível e senti que hoje cresci um pouco mais”.

Habituado a competir neste palco desde sempre, pelo menos até rumar à capital para treinar no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, o número três nacional tem agora pela frente o espanhol Nicolas Alvarez Varona, oriundo do qualifying onde até bateu o colega de treinos João Dinis Silva.

O derradeiro torneio da temporada traz dois objetivos num só tiro. A ideia passa por terminar no top 150 (é, atualmente, 173 da hierarquia ATP) e, por consequência, garantir a última vaga para a cimeira dos oito melhores jogadores do mundo de sub 20. “Sei que as contas existem e é mais uma motivação quando entro no campo. Nos momentos difíceis penso nos objetivos”.

Agora, apesar de tudo há uma certeza: “As contas dependem só de mim”. Não está enganado pois em caso de título na Maia pode reservar o bilhete de avião para a Arábia Saudita.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share